sábado, 11 de outubro de 2008

Félicitations pour le Nobel de la littérature!



A literatura francesa está de parabéns. Jean-Marie Gustave Le Clézio é o nome que se destaca na literatura contemporânea. Nascido a 13 de Abril de 1940 em Nice, no Sul de França, já publicou uma vasta obra: romances, contos, ensaios, novelas e algumas traduções de mitos e lendas originários dos povos indígenas das Américas. Num estilo clássico e requintado, conta-nos as viagens e os contactos com diferentes culturas, sobretudo da América Latina e de África.
Convido-vos a espreitar um dos seus livros editados em Portugal- O caçador de tesouros (editado pela Assírio & Alvim) e, confesso o único que li dele. Evoca o viajante incansável que percorre o mundo e, através da sua visão atenta, "vemos" também tudo o que o seu olhar apreende. Fascina-o o mar e sente o seu apelo irresistível, sente-se impelido pelas suas águas rebeldes e não consegue conceber a sua vida sem ele. O mar é ponto de partida de grandes descobertas...

1 comentário:

Fernando Évora disse...

Parabéns para a literatura francesa e, por consequência, para a língua que ensinas, excelentíssima professora Ana Balagueiras!